domingo, 17 de junho de 2007

O DOMINGO É DELE

Ele já homenageou Zuzu Angel, Tom Zé, Lupicínio Rodrigues e com toda a sua sensibilidade também se inspirou em Dona Nilza, costureira com quem trabalha há 17 anos. Mas para o desenvolvimento da coleção de verão 2008, Ronaldo Fraga voltou para uma época que o Brasil, segundo o próprio estilista, vivia uma modernidade que nunca vingou. Ele colocou Nara Leão na passarela. Na voz de Fernanda Takai, que cantou durante todo o desfile; e numa linda, delicada e poética coleção, a artista estava lá na SPFW. Num momento em que todas as marcas dão uma cara british para o curto, ele mostra o curto de Nara (com seus joelhos tão desejados).
A coleção faz referência a Copacabana, nas estampas de pedra portuguesa e no grafismo. As imagens de favela utilizadas nas peças refletem o resgate da cultura do morro feito pela cantora no período. Tem também estampa de disquinhos de vinil, de K7, de páginas de jornal com o rosto de Nara impresso e da própria imagem do leão, brincadeira com o sobrenome da artista. A música “O Barquinho” aparece no cenário, com mil barquinhos de papel e em vestidos muito, mas muito lindos! A silhueta é curta, é reta, tem momentinhos formato ovo. As cores vão do branco e preto, tem o azul (do céu e do mar) e chegam ao ultracolorido. Lindo! Eu quero muito o sapato inspirado num fusca conversível.
A idéia da coleção surgiu a partir do convite de Nelson Motta à Fernanda Takai (amiga e parceira do estilista) para a regravação de parte da obra da artista, já que no ano que vem a Bossa Nova completará 50 anos.

O desfile dele me deixa arrepiada, me faz chorar.
Por isso, o domingo é dele!
Numa temporada tão pouco criativa, ele não nos decepciona. Jamais.
Ronaldo Fraga faz a MODA valer muito a pena!
O Barquinho
Dia de luz, festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão, o amor se faz
No barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção, nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol
Beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar, desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul, ilhas do sul
E o barquinho, coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz

Tudo isso traz
Uma calma de verão
E então
O barquinho vai
E a tardinha cai