sábado, 2 de junho de 2007

SEMANA DE MODA CARIOCA

O Fashion Rio começa amanhã. O tema dessa 11ª edição do evento, que acontecerá na Marina da Glória, é a cultura pan-americana. Nos cenários do evento, o visitante vai poder conferir as estampas criadas pelo designer Muti Randolph inspiradas nas tribos indígenas das Américas.
Paralelamente aos desfiles, ocorre o Fashion Business, bolsa de negócios do evento, que conta com mais de 80 expositores. A idealizadora do evento, Eloysa Symão, quer aproveitar a proximidade com os Jogos Pan-Americanos para integrar o negócio de moda na América Latina, e espera um crescimento de 15% nas vendas de verão.
Quem quiser conferir os desfiles da área VIP de casa, pode acessar www.erikapalomino.com.br ou www.chic.com.br. O GNT fará a cobertura do evento todos os dias a partir das 19h, e exibirá os melhores momentos à 0h15.
Confira abaixo a agenda do evento.
E que venham novidades!

Dia 03 de Junho - domingo
16:30 – Coletiva de Imprensa – Marina da Glória
18:30 – Lilica Ripilica - Marina da Glória

Dia 04 de Junho - segunda-feira
10:00 – Redley – Forte de Copacabana
12;00 – Sta. Ephigênia – Parque das Ruínas
16:00 – Virzi – Salão Copacabana
17:00 – Mara Mac – Salão Corcovado
18:00 – Layana Thomaz – Salão Ipanema
19:00 – Salinas – Salão Pão de Açúcar
20:30 – Tessuti – Salão Copacabana
21:30 – Cavendish – Salão Corcovado

Dia 05 de Junho -terça-feira
15:00 – Novos Designers Têca – Salão Ipanema
16:00 – Juliana Jabour – Salão Copacabana
18:00 – Graça Ottoni – Salão Ipanema
19:00 – Maria Bonita Extra – Salão Pão de Açúcar
20:30 – Victor Dzenk – Salão Copacabana
21:30 – Colcci – Salão Corcovado

Dia 06 de Junho - quarta-feira
11:00 – Sommer – Cine Odeon
15:00 – Novos Designers: Caroline Rossato, Luciana Galeão e Kylza Ribas – Salão Ipanema
16:00 – Chiaro – Salão Copacabana
17:00 – Cantão – Salão Corcovado
18:00 – Eliza Conde – Salão Ipanema
19:00 – Márcia Ganem – Salão Copacabana
20:00 – Lenny – Salão Pão de Açúcar
21:30 – TNG – Salão Corcovado

Dia 07 de Junho - quinta-feira
10:30 – Walter Rodrigues – Arquivo Nacional
14:30 – Rio Moda Hype – Salão Copacabana
16:00 – Reserva – Salão Ipanema
17:00 – Animale – Salão Corcovado
18:00 – DTA – Salão Copacabana
19:00 – Luiza Bonadiman – Salão Ipanema
20:00 – Sandpiper – Salão Pão de Açúcar
21:30 – Blue Man – Copacabana Palace

Dia 08 de Junho - sexta-feira
14:30 – Rio Moda Hype – Salão Copacabana
16:00 – Melk Z-da – Salão Ipanema
17:00 – Totem – Salão Corcovado
18:00 – Complexo B – Salão Copacabana
19:00 – Elisa Chanan – Salão Ipanema
20:00 – Alessa – Salão Corcovado

quinta-feira, 31 de maio de 2007

BIQUÍNI DE BOM TRAÇO

As ilustrações de J. Carlos vão invadir o verão 2008. Uma das mais competentes marcas de moda praia brasileira, a Salinas, buscou inspiração nos traços do ilustrador carioca para ambientar a sua coleção sobre o carnaval de rua.
Moda praia e J. Carlos têm mesmo tudo a ver. A primeira, porque é o Rio de Janeiro que exporta os modismos das areias devido à sua forte cultura de praia (sem bairrismos). E J. Carlos, além de ter nascido na Cidade Maravilhosa, retratou, através de suas caricaturas, a sociedade e os costumes cariocas dos anos vinte com uma grande paixão pela cidade.
O ilustrador criou personagens típicos, como o Almofadinha e a Melindrosa. Trabalhou nas revistas A Avenida, O Malho, Para Todos e O Cruzeiro.
A estilista da Salinas Jacqueline di Biasi encontrou no traço atemporal do artista referências para o desenvolvimento de sua coleção, que promete estampas no estilo de desenho utilizado na série de capas da revista Para Todos. Agora, é só esperar pelo desfile que acontece no dia 4 de junho, às 19h, no Fashion Rio.

terça-feira, 29 de maio de 2007

ÍDOLOS DE BOTAS

As botas Dr. Martens já calçaram os punks e skinheads, e pelo que andou sendo divulgado na imprensa, Kurt Cobain, Joey Ramone, Joe Strummer e Sid Vicious, mesmo mortos, não a tiram dos pés!
Os calçados fizeram muito sucesso nos anos sessenta entre carteiros e policiais de Londres. Os skinheads logo se apropriaram das botas incorporando ao estilo do grupo. Depois, vieram os punks, os new waves, e a marca foi se popularizando.
Se você curte botas e estragou o seu lindo “pisante” na chuva de hoje como eu, visite o site da marca. Tentador!
A Dr. Martens já se desculpou oficialmente pelas imagens dos roqueiros mortos calçando as botas.
Quem você gostaria que estivesse “vivinho da silva” tocando e usando uma Dr. Martens?


segunda-feira, 28 de maio de 2007

O JEANS DE CAETANO

Desde que foi lançado ano passado, o CD “Cê”, de Caetano Veloso, não parou de tocar aqui em casa. Antes mesmo de ouvir, o disco já tinha me ganhado. Que capa, que combinação de cor!!! Assisti ao show no Circo Voador, vi o especial “Som Brasil”sexta passada, mas foi ontem no Canecão que enlouqueci.
O roxo da capa explode no palco e é cantado em várias letras. Cenário e iluminação perfeitos. E como se não bastasse, aquele som, aquela voz... o jeans de Caetano me seduz. O figurino de Felipe Veloso combina com a jovialidade e descontração do som e da banda. Muito rockz!

E DEPOIS DO DESFILE?

No próximo domingo (03/06), começa a temporada de primavera/verão 2008 do Fashion Rio. O evento conta com a participação de marcas consagradas, dos estilistas do Rio Moda Hype e de novos talentos. As novidades dessa edição são as marcas DTA (leia-se Disritmia) e Têca. Durante os seis dias de evento, veremos nas passarelas as tendências para a próxima estação.
Os desfiles duram alguns minutos e muita gente nem imagina o trabalhão que se tem para que aquelas peças sejam exibidas ali. As equipes de pesquisa e de criação já estavam envolvidas com a coleção há pelo menos seis meses. Modelistas e pilotistas fizeram e refizeram, costuraram e descosturaram muita coisa. A estamparia precisou fazer várias provas até conseguir chegar perto do que o estilista idealizara. O conceito da coleção foi repassado aos stylists e conversado com o casting. Os ajustes nas peças foram feitos nos corpos das modelos que vão inspirar o desejo de compra daquelas roupas. Muita coisa aconteceu antes do desfile. Muita coisa mesmo. Trabalheira. Mas o que algumas marcas que participam do evento esquecem é que muito trabalho ainda vai precisar ser feito para que aquelas peças possam vestir seus clientes.
O desfile só, não basta! É preciso entregar a coleção a tempo para os lojistas. As marcas que possuem loja própria devem ter as roupas nas araras no timing certo. Os preços devem estar de acordo com o público-alvo. A qualidade das peças deve corresponder ao que foi exibido no desfile. O atendimento tem que ser excelente e os vendedores devem saber tudo sobre o conceito da coleção, tecidos, formas e tendências.
É preciso criar e é preciso vender.
O caminho é mais longo do que uma passarela.

NÃO É SÓ A COR DE ROSA CHOQUE


Elsa Schiaparelli, a estilista do período entre-guerras, conhecida pela utilização da cor rosa shocking na moda teve uma grande influência do surrealismo nas suas criações. Salvador Dalí desenhou para ela estampas e motivos para bordados.
A italiana uniu moda e arte, e criou um estilo de elegância excêntrica aderido por uma abastada e grande clientela. Um de seus primeiros sucessos foi o suéter em tricô preto e com o desenho de um laço branco resultando um efeito trompel’oeil. Botões e zíperes eram trabalhados de formas diferentes e viravam destaque nas suas peças. Seus chapéus ganhavam formatos de sapato, casquinha de sorvete e costeletas de carneiro.
No Victoria and Albert Museum de Londres está rolando, até o dia 22 de julho, a exposição “Surreal Things: Surrealism and Design”. A idéia do evento é mostrar a influência do Surrealismo na criação de moda, no cinema, na arquitetura e no teatro.
Dá para conferir algumas peças da estilista. Quem tiver a oportunidade de visitar a exposição curta bastante por mim. Fico por aqui namorando o surrealismo pelo site do museu e agradecendo à shocking Elsa por ter colocado um pouquinho de loucura nas roupas, principalmente num período tão conturbado.

Viva a fantasia!