segunda-feira, 28 de maio de 2007

NÃO É SÓ A COR DE ROSA CHOQUE


Elsa Schiaparelli, a estilista do período entre-guerras, conhecida pela utilização da cor rosa shocking na moda teve uma grande influência do surrealismo nas suas criações. Salvador Dalí desenhou para ela estampas e motivos para bordados.
A italiana uniu moda e arte, e criou um estilo de elegância excêntrica aderido por uma abastada e grande clientela. Um de seus primeiros sucessos foi o suéter em tricô preto e com o desenho de um laço branco resultando um efeito trompel’oeil. Botões e zíperes eram trabalhados de formas diferentes e viravam destaque nas suas peças. Seus chapéus ganhavam formatos de sapato, casquinha de sorvete e costeletas de carneiro.
No Victoria and Albert Museum de Londres está rolando, até o dia 22 de julho, a exposição “Surreal Things: Surrealism and Design”. A idéia do evento é mostrar a influência do Surrealismo na criação de moda, no cinema, na arquitetura e no teatro.
Dá para conferir algumas peças da estilista. Quem tiver a oportunidade de visitar a exposição curta bastante por mim. Fico por aqui namorando o surrealismo pelo site do museu e agradecendo à shocking Elsa por ter colocado um pouquinho de loucura nas roupas, principalmente num período tão conturbado.

Viva a fantasia!


3 comentários:

The Cream King disse...

Otro dia lí uma reportagem falando da rivalidade dela com Coco Chanel...CC nao a suportava e dizia que ela era uma vulgar com seus amiguinhos surrealistas...MARAVILHOSAS

Unknown disse...

Amo Elsa!

Unknown disse...

incrível a elsa. mais incrível ainda seu blog.
amei !!!!
beeeeeeeeijos rafa